De 04 a 30 de Abril 2018
Biblioteca do Sicredi - Av. Assis Brasil, 3940 - térreo.
Horário: 9h às 18h
Entrada Franca
Classificação etária: livre

Sólido, forte, maciço, de dureza e fragilidade, de forma e volume constantes. Na luta incessante contra o líquido transformador, que mutila e dá nova forma. É dito um fluido, aquilo cuja forma é usualmente determinada por algo que o contém. Nada pode ser contido eternamente. Nem o mar, nem os sentimentos humanos represados em uma sólida estrutura corporal ou social. Gasoso, volátil, livre resultado do combate e em contínuo movimento até nova transformação.

Neste trabalho o fotógrafo Emílio Speck busca, além da estética visual da paisagem, o vislumbre, através das cores e formas, da relação dos sentimentos humanos naturais e primitivos em conjunto com os elementos. Ele se utiliza da mesma relação filosófica de comparação com a sociedade atual, onde nos sólidos encontramos o físico, o corpo, as ideologias e conceitos arraigados, antigos e permanentes. No líquido, as emoções, sentidos transformadores e revolucionários, a fragilidade das relações modernas. Finalmente, no gasoso, o sublime, a elevação, o aprendizado alcançado, o distanciamento entre as moléculas sociais, o efêmero das relações modernas. “Mar, origem da vida e da transformação. Energia viva de eterno desafio e encorajamento. Muito se escreveu sobre o mar e os sentimentos dos que o entendem. A meu ver, Ernest Hemingway e Valter Hugo Mãe absorveram a sua essência”, afirma o artista, que dedica essa mostra aos amigos Noel e Fred.

Formado em Fotografia Artística e Fine Art pela Escola de Fotografia Artística – EFA, em Porto Alegre, cursou Fotografia e Fotojornalismo na UFRGS, participou do Workshop NIKON LIVE 2014 em Roma – Itália com Fabrizio Villa (Fotojornalismo) e Francesco Francia (Fashion).

A Quarta Cultural é uma iniciativa do Sicredi em parceria com o Ministério da Cultura, por meio da Lei de Incentivo à Cultura. Todos os eventos do projeto são gratuitos e abertos ao público. As mostras podem ser visitadas em horário comercial, de segundas a sextas-feiras na Av. Assis Brasil, 3940 – térreo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *