20 de Abril 2018
Boteco do Paulista - Rua Riachuelo, 230, Centro Histórico - Porto Alegre
Horário: 19h

 

O Grupo Pretagô, integrado por jovens artistas negros, celebra seus quatro anos e lança em 20 de abril o projeto de ocupação artística em um bar no Centro Histórico da capital com apresentações teatrais e musicais, saraus, cines debate e intercâmbios ao longo de 2018.O Boteco do Paulista, importante espaço cultural de Porto Alegre, está localizado no Centro Histórico da cidade e carrega na sua geografia uma importante memória: de ser uma região inicialmente habitada pela comunidade negra. Uma região predominantemente negra da cidade que foi expulsa através das políticas eugenistas do início do século XX.

Foi lá que, em 2015, o grupo Pretagô estreou o espetáculo AfroMe (Prêmio Braskem 2016 – Melhor Espetáculo Júri Popular / Prêmio Açorianos de Teatro 2016 – Melhor Produção). Com suas temporadas, o espetáculo auxilia na reativação do estabelecimento e da região até então esquecida da cidade, trazendo novos públicos através das proposições artísticas. Desde então a parceria entre Pretagô e Boteco do Paulista vem se firmando e esse movimento consegue trazer ao estabelecimento demais artistas, projetos, espetáculos e shows, reanimando a vida cultural da região e potencializando o espaço como um espaço artístico.

A OCUPAÇÃO PRETAGÔ 2018 – BOTECO DO PAULISTA oferecerá ao longo do ano atividades artísticas, sempre na segunda sexta feira de cada mês, com exceção da primeira edição, que acontecerá no dia 20 de abril. Saraus, performances, espetáculos, pocket-shows, rodas de conversas e demais negrices, propostas pelo grupo e artistas convidados estarão presentes na agenda anual, que além de afirmar a presença do coletivo e a parceria com o Bar, também fomenta um novo formato de espaço para as artes cênicas na capital. Uma ocupação de resistência, persistência e manutenção das existências. Um projeto vivo, sem cobrança de ingresso tabelado, com contribuição espontânea. A política de “passar o chapéu”, sugere ao espectadores firmar novas formas de giro econômico para a valorização do trabalho artístico.

A largada será com o SARAU PRETAGÔ, dia 20 de abril, quando o grupo recebe o escritor Akins Kintê (SP) para um sarau de poesia erótica! O evento marca o lançamento da nova edição do livro InCorPoros – Nuances de Libido, em co-autoria com Nina Silva. AKINS KINTÊ – poeta, cineasta e arte-educador, é um artista natural da cidade de São Paulo e, em suas próprias palavras, “bebe de se embriagar na fonte do samba e da oralidade dos negos velhos, bom com a memória é um elo na manutenção na casa da ancestralidade onde arrisca poetizar”. Publicou os livros Punga (co-autoria Elizandra Souza, Edições Toró) e InCorPoros- Nuances de Libido (co-autoria Nina Silva, Editora Ciclo Contínuo). Publicou trabalhos em várias antologias e organizou em parceria com escritor Cuti na antologia Pretumel de Chama e Gozo – Antologia da poesia erótica negro-brasileira (Editora Ciclo Contínuo, 2015). Akins é presença constante em saraus e performances de literatura e trabalha com a musicalização da poesia. É o realizador do Sarau no Kintal, evento tradicional que acontece mensalmente na casa de sua família e reúne poetas, músicos e artistas.

 

OCUPAÇÃO PRETAGÔ APRESENTA – Sarau Pretagô com Akins Kintê (SP)
Lançamento do Livro InCorPoros – Nuances de Libido* (em co-autoria com Nina Silva)

Classificação 16 anos / Contribuição espontânea

* haverá venda de exemplares no local, a R$ 20
** o bar oferece cardápio de alimentos e bebidas

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *